PISO TÁTIL DE CONCRETO

Para que serve o piso tátil de concreto?

O piso tátil apresenta uma diferenciação de relevo e cor, para auxiliar na locomoção de pessoas com deficiência visual pelos espaços da cidade. Ele é elaborado para se destacar em meio à superfície.

Existem dois tipos de piso tátil de concreto, com funções específicas.

O piso de alerta é disposto em formato circular, e tem o objetivo de sinalizar a existência de obstáculos ou desníveis no caminho. O piso tátil é aquele piso com textura e cores diferentes do calçamento ou piso que servem para orientar pessoas com deficiência visual ou baixa visão. Para quem enxerga esse piso pode não fazer muita diferença, mas para os deficientes visuais eles representam autonomia e segurança.

 O piso direcional acompanha a sentido do caminho, e serve para indicar os melhores trajetos. Em locais amplos onde não tem ponto de referência que seja detectado com a bengala, o piso tátil direcional serve como guia direcional. Ele é utilizado em vias públicas, espaços abertos e corredores.

 

 Algumas possibilidades para o piso tátil de concreto são:

  • Praças públicas
  • Calçadas
  • Parques
  • Saídas de comércios ou empresas
  • Pátios


 



 

 

ELEMENTOS VAZADOS DE CONCRETO – VANTAGENS

A principais funções do ELEMENTO VAZADO

A principal função do cobogó é dividir um ambiente sem perder luminosidade e circulação de ar. Mas é claro que ele também é muito usado como elemento de decoração, para ressaltar áreas de um cômodo ou trazer um charme para um projeto de paisagismo.

 


Aplicações do cobogó

As aplicações dos cobogós são as seguintes:

  • Como vedações externas, em divisas de terrenos, muros, garagens ou outros locais onde se pretende fazer barreira parcial à luz e ao vento.

  • Como vedações internas, fazendo divisões de cômodos ou de espaços. Uma ideia interessante está no uso na região de entrada, preservando a intimidade da casa.

  • Como parapeitos de sacadas, desde que recebam peças adequadas para peitoril.

Em bancadas de apartamentos ou entre cozinha e sala de jantar em residências.

https://www.casadoconcreto.com.br/elementos-vazados/

FAMÍLIA DO BLOCO DE 14

 

Os tipos de blocos

Bloco estrutural
Como o próprio nome já diz, o bloco de concreto do tipo estrutural é utilizado em paredes de casas e edifícios. Por sua forma e resistência – e apresentar furos em sua estrutura – não exige a presença de vigas e pilares para sua sustentação (conforme projeto estrutural e consulta com seu engenheiro). É uma boa opção para diversos tipos de obras, pois consome menos material e exige um número menor de pessoas envolvidas com a execução do projeto. Os furos presentes na estrutura do bloco de concreto possibilitam uma rápida instalação – de redes elétricas e sistemas hidrossanitários.

Bloco de Vedação (semi-estrutural)

É o bloco mais usado para construções de Muros, casas entre pequenas divisórias e estruturas para casas populares. Fabricado para o fechamento de paredes, fechamento de vãos. São utilizados na alvenaria de vedação e servem para a estruturação convencional

Canaleta

Os blocos de concreto do tipo canaleta apresentam forma visual similar aos dois blocos anteriores, porém com um furo longitudinal, mais largo e vazado – o que facilita a passagem de ferragens e concreto. Muito utilizados em vergas e contravergas.

Meio Bloco

O meio bloco é utilizado para não ser necessário cortar os blocos inteiros e assim garantir o alinhamento. Permite a passagem de tubulações elétricas, telefônicas e hidráulicas sem corte e desperdício de material. serve também para fazer a amarração da alvenaria.

https://www.casadoconcreto.com.br/blocos-de-concreto/